Mais um Dia de Campo foi realizado pela Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) nos dias 19 e 20 de fevereiro. Cerca de mil, entre associados, produtores rurais, estudantes, técnicos e autoridades participaram do evento, no Polo Tecnológico da Cravil, no município de Lontras.
O evento foi dividido em três grandes áreas, a primeira destinada a pecuária leiteira, onde os produtores puderam acompanhar desde a criação da bezerra, manejo de alimentação e nutrição até manejo de doenças e pastagem. No segundo plote, destaque para a cultura do arroz irrigado. “Aqui estão todas as cultivares de arroz que estão sendo utilizadas pelos agricultores e, também, os possíveis lançamentos que são desenvolvidos pela Epagri, e que depois, multiplicados pela Cravil, chegam às propriedades da região”, ressaltou o gerente de produção da cooperativa, o engenheiro agrônomo, Moacir Warmling.
Para o produtor de arroz de Rio do Campo, José Luckmann, a área demonstrativa com diferentes materiais é importante para o agricultor poder perceber a diferença de cada um. “Pra que vamos fazer experimentos na nossa propriedade se aqui já podemos visualizar o desempenho de cada variedade. É um evento muito importante e que não pode se acabar”.
Na terceira área estão expostas lavouras de milho, soja e feijão, utilizando híbridos já cultivados na região e as novidades para os próximos anos, além de informações sobre manejo de adubação e nutrição da planta, seja via folhar ou solo. “Ainda neste plote temos uma espaço para a demonstração da fertirrigação de hortaliças, uma alternativa importante para os produtores que pensam em investir nessa atividade”, acrescentou Warmling. O produtor de Petrolândia, Loriberto Weber estava atento a cada instrução dos técnicos. Segundo ele a cada estação se aprende um pouco mais. “Participo sempre que posso porque é mais conhecimento que a gente leva para a propriedade”.
A novidade deste ano no Dia de Campo Cravil foi a realização do Balcão de Negócios do Gado Leiteiro. Seis associados Cravil colocaram 21 animais para comercialização no evento. Já no primeiro dia, dois agricultores de Rio do Oeste iniciaram as negociações. “Tomara que isso se mantenha nos próximos anos, fizemos um bom negócio. Preço justo por um animal de qualidade”, afirmou Romoaldo Michels.
Ao agradecer a participação dos produtores e autoridades que prestigiaram o evento, o presidente da Cravil, Harry Dorow, ressaltou as parcerias que a cooperativa tem e a importância desse relacionamento para o agronegócio do Vale do Itajaí. “Somos todos pequenos agricultores e precisamos estar sempre atentos às novas tecnologias, buscando soluções para aumentar a nossa produtividade e, consequentemente, a rentabilidade no campo”.