O Dia de Campo Cravil realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Polo Tecnológico da Cooperativa em Lontras, reuniu mais de 3 mil pessoas e superou todas as expectativas. Produtores rurais de diferentes regiões e municípios de Santa Catarina estiverem presentes no evento, assim como estudantes, técnicos e profissionais da agropecuária, e lideranças e autoridades regionais.
O produtor de banana de Luis Alves, Bertolino Vilvert, esteve no Polo Tecnológico em Lontras pela segunda vez e ficou satisfeito ao encontrar uma parcela destinada à cultura da banana. “A gente vem para adquirir novos conhecimentos das demais lavouras e inclusive, nesta edição, também da banana. Então a gente vem conhecer novos produtos, a ação deles em cada cultura”.
O Dia de Campo Cravil é o maior evento da agropecuária no Vale do Itajaí. Em exposição tecnologias, produtos e serviços da agricultura e da pecuária. A prefeita de Santa Terezinha, Valquíria Schwarz, prestigiou o evento junto a um grupo de produtores do município, e destacou a importância de eventos como o Dia de Campo Cravil. “O agricultor precisa ter mais tecnologias a disposição, é preciso investir em inovação e a Cravil vem dando essa oportunidade aos nossos agricultores para que eles tenham mais qualidade de vida”.
Tecnologias, informações, produtos e serviços voltados a uma produção eficiente e sustentável, principalmente, nas culturas de arroz, soja, milho - grão e silagem, feijão, hortaliças e produção de pastagens, isso e muito mais fez parte do Dia de Campo Cravil. O deputado estadual, Milton Hobus também prestigiou o evento e ressaltou que é preciso dar oportunidades para o produtor rural ser mais competitivo. “Sabemos que as commodities agrícolas não são os produtores que fazem o preço ou a cooperativa, é o mercado. E a única chance que temos de tornar o nosso produtor e o Brasil mais competitivo é atualizando as tecnologias, diminuindo os custos de produção. Por isso essa iniciativa da Cravil ela é fantástica, presta serviço de verdade e fomenta a melhor agricultura da nossa região”.
A Cravil agradece todos os parceiros, colaboradores, fornecedores e, principalmente, os associados e clientes que participaram do Dia de Campo Cravil. “O Dia de Campo Cravil foi mais uma vez um sucesso, tanto de presença de público, quanto de qualidade dos expositores, que conseguiram mostrar tudo que existe de mais novo em tecnologia, para que o produtor consiga extrair o máximo de produtividade nas suas lavouras”, ressaltou o coordenador do Polo Tecnológico, Neimar Francisco Willemann.
O presidente da Cravil, Harry Dorow também destacou “Se o evento foi um sucesso e superou nossas expectativas é porque o nosso associado e os produtores da região onde a Cravil está presente estiveram conosco, obrigado!”
Conhecimento e novas experiências
Este foi o segundo ano que a Cravil realizou o Dia de Campo em três dias, o primeiro deles dedicado a estudantes, técnicos, profissionais da agropecuária. Na programação, o gerente do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri, Reney Dorow, apresentou os números e o desempenho da agropecuária catarinense em 2017. “Trouxe para o evento não apenas os números em valor bruto, mas também na dinâmica de safras e produção e como a região do Vale participa nesta composição. É preciso evidenciar que o arroz é o destaque na região de abrangência da Cravil, a cultura tem tido crescimento especialmente no Baixo Vale, já que o Alto Vale já tem a área de produção bem consolidada, destaque ainda para a qualidade e produtividade da semente de arroz produzida no âmbito da Cravil”, explicou Reney.
O consultor de agronegócios Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola e atual presidente da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, esteve no Dia de Campo Cravil e apresentou um panorama da agropecuária no país e falou sobre expectativas para a próxima safra. “O Brasil tem um dos agronegócios mais competitivos do mundo. A nossa produção tem crescido mais do que o mercado mundial, temos ganhado uma posição relevante em termos de agricultura e pecuária, e Santa Catarina está integrada nessas cadeias produtivas vencedoras”.
Sobre as perspectivas para 2018, Wedekin ressaltou a retomada do crescimento da economia que deve afetar positivamente a cadeia do leite e das carnes. Questionado sobre o preço do arroz, o consultor explicou que o Brasil tem eficiência produtiva, mas sofre com a concorrência de outros países do Mercosul que possuem vantagens de custos frente aos agricultores brasileiros. “Essa, portanto, não é uma questão apenas econômica, mas também política”.
A recepção do primeiro dia do Dia de Campo Cravil ocorreu no Parque Universitário Unidavi em Rio do Sul, após as palestras os mais de 300 convidados foram direcionados ao Polo Tecnológico da Cooperativa, em Lontras.