Informação, novidade, tecnologia, experiências... o Dia de Campo Cravil é uma oportunidade de encontrar diferentes conhecimentos em apenas um lugar e assim ocorreu na edição 2023. Mais de 4,5 mil pessoas passaram pelo Polo Tecnológico da Cooperativa, em Lontras, nos três dias de evento, realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro.

 

Entre os assuntos que foram abordados, esteve o ensaio de cultivares de soja com mais de 30 variedades lado a lado. A coleção de pastagem que nesta edição veio com novidades e muito mais informação técnica sobre os materiais conhecidos.

 

“O que mais chama atenção é o melhoramento genético na pequena propriedade, que é a nossa realidade, tá quase se equivalendo as grandes, estamos utilizando as mesmas tecnologias dos grandes e com isso a gente aumenta as nossas produções que é a nossa necessidade para podermos ter mais rentabilidade”, destacou o jovem cooperativista, agricultor de Vitor Meireles, Edivan Geremias.

 

Já os fornecedores apresentaram novos produtos, novas tecnologias e eficiência de manejo para as diferentes culturas. Na linha da pecuária, além de produtos e serviços, a edição 2023 do Dia de Campo Cravil trouxe alguns animais na exposição como pôneis, ovinos e gado de corte.

 

“Nestes três dias os produtores tiveram a oportunidade de visitar mais de 80 estandes dentro do Polo Tecnológico: tirar dúvidas, trocar ideias e informações, buscar adaptações que criamos aqui para que ele possa remodelar dentro da própria propriedade e transformar isso em melhores produtividades e maiores resultados. Então o evento atinge sim seu objetivo que é a difusão da informação, transbordar o conhecimento e as tecnologias para o mercado do agronegócio da região”, destacou o engenheiro agrônomo, gerente de Inovação, Sementes e Tecnologia, coordenador do evento, Gentil Colla Junior.

 

O associado de Lontras, Vilson Zwesch, participa do Dia de Campo há algumas edições e se disse impressionado com as novidades desta edição. “Bastante coisa nova em relação aos outros anos, muita inovação e tecnologia que a gente conhece aqui e leva para a propriedade, coloca em prática lá, e pode evoluir na nossa produção e isso em diferentes culturas”.

 

Nos três dia de evento autoridades e lideranças também visitaram o Dia de Campo Cravil, representantes dos mais diversos municípios, assim como do Estado de Santa Catarina. “O nosso Dia de Campo é feito para os associados e produtores rurais, mas receber aqui essas lideranças e autoridades é um privilégio, já que elas são responsáveis por fomentar a cadeia produtiva e incentivar a agricultura e a pecuária nos municípios da nossa região”, destacou o presidente da Cravil, Harry Dorow.

 

Novidades da edição 2023

 

O Espaço 360 veio como uma das novidades do Dia de Campo Cravil 2023. Nesta primeira experiência, o time da Cooperativa preparou temas direcionados a assuntos com necessidade constante de aprimoramento: qualidade nutricional de silagem versus resultados positivos; nutrição e fisiologia vegetal; cereais de inverno como alternativa de renda; nutrição animal, ajustes em altas performances; a eficácia no manejo de doenças na cultura da soja; tecnologia para altos rendimentos em pastagens de inverno e verão. Todos os temas abordados por profissionais parceiros capacitados.

 

Ainda neste espaço, a Cravil trouxe Cases de Sucesso das Mulheres Cooperativistas, três associadas que participam do programa há alguns anos compartilharam com os participantes do Dia de Campo suas experiências. No primeiro dia, a convidada foi a Raquel Silva Matos Rahn, de Taió, hoje empresária do ramo de biscoitos e bolachas, uma atividade que iniciou para ajudar na renda familiar. No segundo dia, foram duas convidadas a Andreia Salete Bogo Vavassori, de Rio do Campo, que falou sobre a produção de geleias caseiras que ela faz para ajudar em casa, e a Veronica Teikoski, de Pouso Redondo, que abordou suas técnicas e conhecimentos para cultivar uma horta com produtos fresquinhos, temperos e ervas medicinais.

 

O gerente de desenvolvimento de produção da Cravil, Neimar Willemann, falou sobre o sentimento que fica ao final desta edição do Dia de Campo Cravil. “Gratidão. Ao clima, ao grupo de fornecedores e parceiros pela preparação dos estandes e escolha dos temas que proporcionaram momentos de sabedoria e, claro, ao público que participou superando a nossa expectativa”.

 

Oficina, gamificação e negócios

 

Pelo primeiro ano, as mulheres cooperativistas Cravil tiveram um estande próprio. Um espaço de encontro e de aprendizado. A chef e consultora gastronômica Juliet Langaro junto a marca Do Vale prepararam uma oficina que a apresentou receitas e dicas para as mulheres. Teve pão de arroz feito na hora, quentinho. Teve um antepasto refrescante com base de feijão e degustação da linha de conservas Do Vale.

 

Já o trabalho com os jovens cooperativistas foi conduzido por meio de um game: o Extreme Agro Jovem, uma forma de envolver os clubes ativos na cooperativa e proporcionar ainda mais conhecimento. Participaram das atividades os jovens dos clubes: Boa Esperança de  Rio Waldrich - Rio do Campo, Do Vale de Santa Rosa - Presidente Getúlio, Jusa da Serra da Abelha - Vitor Meireles e Jusi da Serra dos Índios – Presidente Getúlio.

 

Os produtores, de forma geral, também puderam participar de uma campanha comercial desenvolvida exclusivamente para o Dia de Campo. Na Loja Agrícola Cravil, montada no Polo Tecnológico, foram feitos negócios com condições especiais que envolveram além da cooperativa muitos parceiros e fornecedores durante os três dias de evento.

 

No período da tarde, além da visitação livre ao campo, os visitantes puderam acompanhar uma apresentação do um novo autopropelido da Valtra, um voo de um drone de pulverização com a Crescer e participar do Agro Drive num trator New Holland. O espaço de máquinas e equipamentos agrícolas reuniu outras empresas do setor, bem como cooperativas financeiras que atuam diretamente com o agronegócio.

 

As inscrições feitas antecipadamente e na hora somaram mais de 4,5 mil pessoas, entre elas, principalmente, produtores, profissionais e estudantes de mais de 40 municípios de todo o Vale do Itajaí, Norte, Litoral e Serra Catarinense. O Dia de Campo Cravil 2023 teve apoio do Sescoop/SC, do Senar e de um time de parceiros, com destaque para: Bayer, Fecoagro, Forseed, Tradecorp, Sementes Agroceres e Simbiose.

Dia 3 (39).jpg

Dia 3 (33).jpg

Dia 3 (64).jpg

Dia 3 (49).jpg

DSC00998.jpg

Dia 3 (44).jpg

Dia 3 (76).jpg

Foto Fornecedores.jpg

Dia 3 (63).jpg

8.jpg

Dia 3 (58).jpg

Dia 3 (51).jpg

Dia 3 (61).jpg

Dia de Campo Cravil 2023.jpg

7.jpg

Dia 3 (1).jpg

Dia 2  (21).jpg

5.jpg

6.jpg

4.jpg

Gostou? Compartilhe!